Daqui a 100 anos os SUV serão assim. Pelo menos para a Suzuki…

A Suzuki apresentou no Salão Automóvel de Tóquio o e-Survivor concept, um protótipo de um SUV descapotável que, segundo a própria marca, nos revela como serão os automóveis deste segmento daqui a 100 anos.

Talvez por isso as semelhanças entre este concept da Suzuki e os veículos espaciais da NASA são mais do que muitas, a começar na enorme altura ao solo, o ângulo de saída, os enormes pneus rugosos (montados em jantes com luzes LED) e claro, a construção leve de toda a estrutura.

A fabricante japonesa resolveu manter as especificações técnicas em segredo, até porque como referimos acima, a marca olha para este estudo como uma pista do que poderá acontecer daqui a 100 anos, mas tal como o nome sugere, este e-Survivor é um SUV 100 por cento eléctrico, movido por quatro motores - cada um instalado numa roda – que criam um sistema de tracção integral.

Avançando para o interior, e ainda que à primeira vista seja fácil assumir que se trata de uma proposta totalmente autónoma, destaca-se o volante, a alavanca de mudanças e os pedais, elementos que sugerem que a Suzuki não acredita no futuro das tecnologias de condução autónoma.

Contudo, todos estes elementos foram reformulados e contam com um "look" futurista, a começar pelo volante, que têm um painel de instrumentos digital integrado, bem como um display esférico que não só mostra o carro como tudo o que o rodeia.

Por muito distante que possa parecer, a verdade é que este pequeno SUV não deixou ninguém indiferente no Salão Automóvel de Tóquio. Resta saber se algumas destas ideias algum dia serão recuperadas pela Suzuki!

Em destaque